Está preparado(a) para ver muita cor violeta por aí?

20.02.2018

 

 

Todo ano a PANTONE (empresa sediada em Nova Jersey - EUA,  considerada autoridade em cores e mundialmente conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criada para reprodução precisa de cores), elege uma cor que será tendência em várias áreas: moda, design, cosméticos, comunicação visual, etc.

 

 

“A Cor do Ano Pantone tornou-se muito mais do que uma tendência no mundo do design e da moda; agora é realmente o resultado de uma reflexão e da identificação daquilo que está em falta no mundo atual”,

 

Laurie Pressman, Vice Presidente do Pantone Color Institute.

 

 

 

De acordo com o site www.pantone.com.br

 

"O Instituto de Cores Pantone™ é um serviço de consultoria dentro da Pantone, que anuncia tendências mundiais de cores e presta aconselhamento sobre identidade de marcas e desenvolvimento de produtos em termos do uso de cores, envolvidos desde a aplicabilidade e a integração das cores dentro da estratégia empresarial. Reconhecida internacionalmente como a líder em termos de fonte de informações sobre cores, através de estudos sazonais de tendências, desenvolvimento de cores customizadas e recomendação de paletas de cores para produtos e identidade corporativa, Pantone Color Institute faz parcerias com marcas internacionais para elevar o poder, a psicologia e a emotividade das cores em suas estratégias de design."

 

 

 

A cor eleita para 2018 foi a PANTONE 18-3838 Ultra Violet:

 

 


 

 

 

A empresa descreve a cor como sendo expressa em nuances e carregadas de emoção, simbolizando a experimentação e o não conformismo, levando os indivíduos a conhecer a sua marca única no mundo e expandindo as fronteiras através de soluções criativas.

 

Se identificou?  

 

 

 

 

A Pantone todo ano nos surpreende!!

 

No livro A Psicologia das Cores, Eva Heller descreve o violeta como a cor do poder, da teologia e da magia, É a união do vermelho e do azul, do masculino e do feminino, da sensualidade e da espiritualidade.

 

 

A união dos opostos é o que determina a simbologia da cor violeta.

 

 

O violeta tem um passado grandioso. Na Antiguidade, era a cor dos que governavam, a cor do poder.

 

 

 

 

Também foi a cor dos cardeais de mais alta posição. Antigamente, um cardeal costumava ter mais poder e dinheiro do que um rei. Porém, poucos anos depois, o papa Paulo II ordenou, em 1464, que as vestimentas dos cardeais passassem a ser tingidas de vermelho.

 

 

 

A Igreja Católica ainda utiliza o violeta em ocasiões especiais, como nas missas de Páscoa.

 

 

 

 

Pode ser considerada uma cor mística, que remete ao mistério do universo e à magia dos cristais.

 

 

 

Violeta também é a cor da vaidade e da ousadia. Caixas de joia frequentemente são forradas com veludo de cor violeta.

 

Também é considerada a cor dos originais e dos inconformistas!  

 

 

Curiosidade:

 

Quando Elizabeth Taylor esteve casada com o político republicano John Warner e o acompanhava em suas campanhas, não podia nunca usar o violeta – sua cor predileta, que combinava com seus olhos – porque o partido achava que uma cor que costumava ser usada por reis não era a mais adequada para um partido que se chamava republicano. Quando Warner venceu as eleições, Elizabeth celebrou a vitória usando um conjunto de calça e paletó na cor violeta.  Mais ousadia que isso impossível!

 

 

 

 

 

 

Veja a seguir algumas inspirações com a cor Ultra Violet:

 

 

 

 

 Ultra Violet na decoração

 

 

 

 

 

 

 

 Ultra Violet na indústria de cosméticos

 

 

 

 

 

 

 

 Ultra Violet no mundo da moda

 

 

 

 

Algumas combinações de cores indicadas pela própria Pantone:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas inspirações de paletas de cores do Pinterest:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica:

 

 

Entender o significado das cores serve para saber como utilizá-las para alavancar as vendas, seja em um e-commerce, seja em um comércio físico.

 

As cores, como cada detalhe implícito no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma – estimulando ou dificultando a compra.

 

De acordo com estudos em neuromarketing, o violeta / roxo ativa a parte do cérebro chamada Pólo Frontal, que é ligada ao planejamento de ações, de movimento e ao pensamento abstrato, causando o efeito relativo à calma e à sensatez.

 

 

Algumas marcas que utilizam esta tonalidade:

 

 

Devido a essas sensações, a cor costuma ser usada em marcas de empresas de tecnologia, de produtos de beleza e estabelecimentos que visam o bem-estar, como SPAs e clínicas de estética. 

 


Conclusão

 

 

Vimos que a cor do ano pode ser considerada bastante controversa, alguns amam essa tonalidade, outros nem tanto, mas tudo depende de como é feita a associação psicológica na mente de cada pessoa.

 

 

Acredito que utilizar o violeta como ponto focal, harmonizando com outras cores e elementos, consegue-se atingir resultados criativos e elegantes!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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