OS BENEFÍCIOS DA ÁREA DE CONVIVÊNCIA NA SUA EMPRESA

04.11.2018

Por que ter uma área de convivência na sua empresa?

 

 

Grandes empresas, como Google e Facebook, já utilizam áreas de convivência como estratégia há alguns anos.

 

As áreas de convivência, ou lounges, são espaços destinados para as pessoas jogarem “conversa fora”, relaxarem e principalmente, socializarem.

 

 

Área externa de convivência do escritório do Facebook em Menlo Park (EUA) - (Imagem: Pinterest)

 

 

 

 

 

Áreas de convivência dos escritórios do Google ao redor do mundo (Imagens: Pinterest)

 

 

 

 

Podemos abordar os benefícios em se criar esse ambiente por dois pontos de vista:

 

 

1 – Colaboradores

 

 

Adotando o conceito de “pausa produtiva”, a área de convivência se transforma em um lugar de “descompressão”. 

 

Grandes (e pequenas) empresas estão utilizando este espaço para fazer com que suas equipes tenham um momento de relaxamento, que resulta em aumento de produtividade.

 

O objetivo é promover a integração e oferecer aos colaboradores um espaço para alívio do stress, momentos de lazer e encontros de relacionamento de profissionais de departamentos diferentes.

 

Pode ser um espaço lúdico, onde eles podem relaxar, desligar por alguns momentos e depois voltar ao trabalho com toda a energia. 

 

 

 

 Área de Convivência projetada no meio do escritório da Red Bull - México (Imagem: Pinterest)

 

 

 

 

2 – Clientes

 

 

 

O comportamento do consumidor mudou, acompanhado principalmente dos avanços tecnológicos.

 

Hoje, as pessoas não compram produtos ou serviços, mas sim experiências

 

Uma estratégia que pode ser utilizada por empresas de qualquer tamanho, é criar um espaço “instagramável” para que os seus clientes tirem selfies e postem em suas redes sociais.

 

É necessário planejar um ambiente onde as pessoas sintam orgulho de compartilhar. 

 

Pode ser criado um cenário, utilizando recursos do design de interiores, como cores, iluminação, mobiliário exclusivo e formas variadas.

 

Mas para isso, é de extrema importância ter um conhecimento profundo do público-alvo que consome e frequenta o estabelecimento.

 

 

 

 

A rede de franquias de bebidas e café Splash tem um corredor todo decorado para os clientes tirarem fotos e publicar em suas redes. Muitos jovens são atraídos à loja por fotos postadas pelos amigos na web.

 

 

 

Além de criar um ponto de contato com a sua marca e reforçar sua identidade visual, sua empresa ainda receberá marketing gratuito!

 

Se você dispõe de um espaço maior, que tal proporcionar aos seus clientes experiências únicas e memoráveis?  Um lugar que possa se tornar um ponto de encontro, e que possa atrair mais pessoas, gerando interatividade?

 

 

 

Planejando a Área de Convivência

 

 

Hoje temos muitos concorrentes diretos e indiretos. Já parou para pensar que seus concorrentes podem ser os shoppings, bares, praça etc.?

 

Então, por que não tirar proveito e trazer esses “concorrentes” para dentro da sua empresa?

 

O local deve ser bem planejado e agradável, pois mexerá com o aspecto físico e principalmente emocional.  Deve trazer sensações de felicidade, prazer e relacionamento para estimular a socialização.

 

As áreas de convivências não precisam ter muitos móveis, mas de um lugar bem planejado, confortável e aconchegante.

 

Cadeiras, sofás, mesas, banquetas, puffs, trazem uma sensação de aproximação e interação.

 

Esse ambiente pode ser projetado em algum espaço subutilizado da empresa, como um terraço, um jardim, uma varanda, ou até estacionamento.

 

 

 

Conseguimos utilizar um pequeno espaço que não era bem aproveitado, para criar a área de convivência da Academia Cafis através da reformulação do layout.  Esse ambiente foi projetado para interação entre os alunos e colaboradores, e também para ser um ponto "instagramável". 

(Imagem: Projeto Autoral)

 

 

 

O interessante é que o ambiente seja diferente do restante da empresa, mas é claro, sem perder a sua identidade!

 

 

Ainda está em dúvida?

 

 

Foi visto que criar uma área de convivência só traz benefícios.  Independente se for uma loja, academia, escritório, escola, ou qualquer outro negócio que tenha uma equipe de colaboradores, e/ou recebem clientes em seu espaço físico.

 

Por um lado, aumenta a produtividade e satisfação dos colaboradores.  De outro, pode ser utilizado para atrair e conquistar mais clientes.

 

Essa é uma tendência fortíssima no mercado, e é uma ótima opção de investimento para alcançar diferenciação e engajamento no seu negócio.

 

E não se esqueça:  precisando trazer essa área de convivência para sua empresa ou repaginá-la, conte com a Be Design Estratégico!

 

 

Um abraço!

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Todos os direitos reservados © Be Design Estratégico 2019 - CNPJ 27.899.344/0001-30