Qual a diferença entre Recepção e Sala de Vendas?

Gestor, você sabe qual a diferença entre recepção e sala de vendas?

Já parou para pensar se realmente deve-se recepcionar e vender no mesmo ambiente?

Será que essa distinção faz diferença para converter um atendimento em venda?

Recepcionar x Vender

Recepção é uma palavra feminina que significa "o ato ou efeito de receber, de acolhimento, aceitação, admissão".

Vendas são atividades relacionadas à venda ou número de bens ou serviços em um determinado período de tempo.

O vendedor ou fornecedor dos bens ou serviços conclui uma venda em resposta a uma aquisição, apropriação, requisição ou interação direta com o comprador no ponto de venda.

Porque na hora de fazermos um projeto não pensamos em uma sala somente para vendas e um ambiente só para recepção?

Qual seria essa tal diferença? Será que realmente é preciso?

Vamos entender mais adiante.

Recepção

Recepção foi feita realmente para recepcionar, com o objetivo de trazer sensações.

Quando projetamos uma recepção, a mesma deve acolher o indivíduo para que ao entrar no ambiente se sinta parte dele, e queira fazer parte daquele clã.

Conforme foi falado em post anterior sobre a importância da recepção (clique aqui para ler), ela é como se fosse o cartão de visitas da empresa, passando a primeira impressão para quem entrar no ambiente. Desta forma, é importante que a recepção seja bem planejada para que os valores de confiança, organização e credibilidade – postura da empresa em relação ao cliente – sejam transmitidos aos visitantes.

Recepção hoje em dia não é só um balcão e cadeiras. Ela traz lembranças, prazer, bem-estar e outras sensações.

Quando criamos uma recepção em harmonia com todo restante do ambiente, passamos para o cliente que ele é especial, que realmente estamos ali para oferecer nossos serviços com excelência. Como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica!

Reflita

Agora, pare e olhe para sua recepção e veja aquele monte de gente falando com a recepcionista, a mesma vendendo, passando valores, levando cliente para fazer o tour na empresa, telefone tocando... Ufaaa!

Tenha em mente que recepcionista é uma coisa e vendedor(a) é outra. Cada um(a) com sua função!

Faça um exercício e reflita! Imagina sua/seu recepcionista em um balcão tentando fechar uma venda com várias pessoas aguardando, falando ao mesmo tempo, máquina de cartão junto com vários papéis, cliente precisando ler o contrato com calma. E aí, isso acontece na sua empresa?

Se acontece, quantas vendas você já não deve ter perdido?

Sala de Vendas

Quando criamos uma sala de vendas, projetamos estrategicamente um espaço com tudo amarradinho, tudo casado.

O ambiente de vendas deve ser um local exclusivo para esta atividade, com temperatura agradável, mesa e cadeiras para que todos interajam, um local ou móvel para colocar todos os contratos já impressos, as máquinas de cartão prontas, uma água, café.

Enfim, tudo ali pronto em único espaço e de forma acessível (tudo em mãos) para atender seu cliente.

Devemos sempre parar, pensar e nos colocarmos no lugar do cliente.

Pense como você gostaria de ser recepcionado, e como gostaria de adquirir um produto ou serviço.

Analise a jornada de consumo e todas as etapas do processo de vendas na sua empresa, desde a entrada do potencial cliente, até o momento em que o atendimento se converte em venda.

Acredite, planejar todos esses detalhes é venda na certa!

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